Foto por Valério Fiel da Costa |
Conheci
Sanannda Acácia enquanto ela tocava/performavano projeto
Corpo Código Aberto (https://www.youtube.com/watch?v=--FSyYyj3ns) em Julho de
2013 no festival Perturbe. Desde o nosso encontro inicial pensamos em fazer
algo juntos. O uso das linhas suspensas pelo espaço como uma teia que acolhe e
constrange o público me impressionou. Foi daí que surgiu a idéia da performance
de 8³ que realizamos em João Pessoa, durante o XI Encun no ano passado.
8³ é a
versão estendida de 8² (http://sinewave.com.br/2014/05/j-p-caron-st-2014/),
que, por sua vez, é a versão estendida de 8 minutos para GiacintoScelsi,
que, por sua vez, nada mais é do que instruções para a realização de um som
contínuo que vai se modificando timbrística e frequencialmente em espaços bem reduzidos.
Me interessava a expansão temporal desse espaço reduzido.
Foto por Valério Fiel da Costa |
A
performance de João Pessoa foi realizada em uma capela localizada no interior
da UFPB (agradecemos a Valério Fiel da Costa pelo trabalho incansável em prol
da performance). A relação com a iconografia sacra, sua elevação e
eventual profanação, é um dos temas do trabalho da Sanannda. Um altar vazio
indicava o entronamento do espaço. Este era amplo e o tempo foi longo.
Depois
fizemos novamente a instalação das teias com a versão reduzida (8²). A obra
nunca teve um conceito, mas depois do fato pensei em como as linhas não são
figura- são sim uma espécie de moldura para o espaço (o vazio e o público). E
em como a música também não é centro- é uma moldura delimitando um tempo
determinado pela duração da peça- cerca de 8 horas e 32 minutos. Moldura mútua,
acolhimento mútuo de espaço e tempo.
Um vazio
dentro de outro dentro de outro dentro de outro...
J.-P. Caron
Foto por Sanannda |
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J.-P. Caron - 8³
01 - 8³ (01)
03 - 8³ (03)
04 - 8³ (04)
05 - 8³ (05)
06 - 8³ (06)
07 - 8³ (07)
08 - 8³ (08)
09 - 8³ (09)
10 - 8³ (10)
11 - 8³ (11)
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