segunda-feira, 9 de junho de 2014

Entrevista - AjaxFree

Quando se formou o Ajaxfree, de onde vem á origem do nome? 

O nome AjaxFree apareceu por acaso. No estúdio do Pompeu do Korzus havia uma porta com um monte de adesivos de bandas e lá no meio tinha esse do AjaxFree que é um limpador, tipo veja multiuso, só que sem o amoníaco. Tentei roubar o adesivo mas não rolou! Aí resolvi batizar meu projeto de ruídos com este nome. O AjaxFree começou há mais de dez anos. Eu usava dois gravadores analógicos, gravava desde o vendedor de biju até panela de pressão. Depois ia acrescentando mais e mais barulhos até virar uma parede de som. Tudo em fitinha cassette. Infelizmente não tenho mais esse material.


Conteúdos brutais e vários conceitos, assim são concretizados o final resultado nos ruídos, aonde busca tanta inspiração e quais são suas influências?


A brutalidade e a violência sempre estiveram ligadas ao meu trabalho. Seja ela sonora, explícita, seja ela em background. Se eu fosse esperar por inspiração, acredito que teria lançado menos álbuns. Quanto à influência, faço parte desse movimento da música pesada desde 1984/ 85, não do noise, mas da música pesada! Gosto muito de Masonna, Merzbow, Fecalove, Agoraphobicnosebleed, Godflesh...


Colagens sonoras e colaborações são bem frequentes em seu trabalho, soam de formas únicas e divinas, ás colaborações com Slayer e Sick Terror são uma das mas empolgantes, existem outros músicos que você gostaria de agrega suas frequências?


Queria trabalhar com três pessoas que me influenciaram e ainda influenciam: John Zorn, Iggor Cavalera, Mike Patton e Nicola Vinciguerra. Posso sonhar alto, né? Hahahaha! Admiro muito a criatividade desses músicos. Aqui no Brasil queria montar uma banda de jazz noise, com baixo acústico, vocais, noise e bateria. Alguém se habilita? Acho que seria uma mistura de Satanique Samba Trio com Merzbow! Os remixes do SickTerror deram bastante trabalho mas ficaram do jeito que eu queria, liberdade total. Se eles existissem hoje estariam bem à frente de um monte de banda. Os remixes dos Slayer seriam mais uma forma de desconstrução. Queria entregar este cd pro idiota do Kerry King!



Além das tentativas de fazer música, também existe tentativas de artes colagens, zines, desenhos, quadrinhos e corte e costura, suas atividades no mundo artístico parece não ter fim, deus te abençoa com essa infinita criatividade!! Poderia falar sobre seus trabalhos?

Os quadrinhos e a música sempre andaram de mãos dadas. Fiz e editei vários zines, a maioria experimentos artísticos, mas não foi Deus que me abençoou! Na verdade acho mais uma maldição. Meus desenhos não são bonitinhos, minhas colagens exigem uma análise mais profunda e a música nunca é música. Sempre na contramão.


Uma pergunta que não quer calar, você conseguiu cumprir sua meta de 24 álbuns do Ajaxfree em apenas 1 ano??


Eu acho que foram uns 18 ou 19 álbuns. Surgiram vários problemas pessoais. Mas é um bom número se comparado  ao que o Roberto Carlos faz anualmente.


Em pleno século XXI o Ajaxfree se mantém na caverna, quase não existem apresentações e performances, o projeto existe apenas para compartilhar dos ruídos através da web e downloads?


Na verdade não gosto muito de me apresentar ao vivo. Já toquei pro público metal e hardcore e o público hardcore tem a cabeça mais aberta. Já cheguei a deixar apenas uma pessoa assistindo minha apresentação num festival onde tinha banda new metal, hardcore e metal e esta pessoa que ficou era o guitarrista do Otis Trio! Free download sempre! Mesmo que tenha sido lançado por gravadora!


Existe uma questão que te intriga sobre materiais físicos, talvez ainda não analisasse o fato de ter materiais físicos para que pudessem ajudar nas despesas e locomoções até ás apresentações e performances, já pensou no assunto?

Bom, teria que vender bem pra manter este círculo vicioso. Se vc checar o archive.org, tem álbum do AjaxFree que teve mais de 15 mil downloads. Sabe quantos emeios cheguei a receber por isso? Nenhum!


Agradeço por disponibilizar seu tempo para essas perguntas mesquinhas, O espaço é seu para xingar, blasfemar, agradecer, falar mal, etc... Sinta-se livre para dizer o que quiser, o espaço ilimitado pertence á você!


Agradeço você por perder um tempo precioso da sua vida se dedicando a antimúsica. Visitem meu site de arte www.desde69.zioanza.com, tudo o que está lá é pra ser vendido ou apreciado! VOTEM NULO! Plante uma árvore e cuide da sua vida!!!


Responda rápido!


Noise Rítmico ou Junkie Plugs? Os dois

Analógicos ou Digital? Os dois
Materiais físicos ou Netlabel? Netlabel mas fique atento que em breve sairá algo físico
Sertanejo clássico ou Sertanejo universitário? Sertanejo de raiz.
Split ou Álbuns Solos? Os dois
Policia ou Ladrão? Se o ladrão estiver roubando um banco, sou mais o ladrão. Não confio na polícia! AC AB

Um comentário: